Estudos dizem que aproximadamente 40% de todos os passageiros tem medo de voar. Uma pergunta que muitas vezes é feita por estes viajantes é: qual o avião mais perigoso parea se voar?
Ora, em primeiro lugar, todo avião é intrinsecamente seguro. Não fosse assim, não seria autorizado a transportar passageiros. Não existem aviões perigosos. Mas existem operadores com padrões de segurança menos eficientes que outros... e isso não pode ser desconsiderado. Mesmo assim, devemos tomar os números para esclarecer as diferenças entre aeronaves comerciais. Porém, é preciso lembrar que o número de acidentes precisa ser cruzado com outra estatística igualmente importante: o número de decolagens. Só assim podemos equalizar as diferenças que são enormes entre os números de aeronaves em operação. Esse número é até mais importante que a comparação com o número de horas voadas. Afinal, sabe-se que a grande maioria dos acidentes ocorre durante as manobras de pouso e decolagem. Assim sendo, aeronaves de pequeno e médio porte, realizam num dia típico de trabalho até 20 pousos e decolagens, contra habitualmente duas ou quatro dos tipos usados em vôos de longa distância. Por exemplo: se analisarmos os acidentes em números absolutos, tivemos 22 Jumbos 747 envolvidos em acidentes que envolveram perda da aeronave, contra apenas 1 Concorde. Isto significa que o 747 é 22 vezes mais perigoso que o Concorde? Absolutamente. Precisamos considerar o número de decolagens realizadas comercialmente pelos 14 Concordes outrora em operação contra os mais de 1.300 Jumbos 747 voando desde 1970. Portanto, percebe-se que o 747 é uma aeronave estatisticamente muito mais segura que o Concorde. Vamos aos dados, classificando as aeronaves do pior ao melhor desempenho. Note que: Estão desconsiderados as aeronaves envolvidas em atos terroristas. Acidentes computados até 31/12/2000. Os Boeing 737 Next Generation, 777 e 717 e Airbus A340 e A330 não tiveram perdas.Fonte: Boeing Commercial Airplane. ![]() |
Qual a aeronave mais segura ?
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