Acidentes recentes


727 da FedEx cai na Flórida

Um 727-200 da FedEx (N497FE) caiu a 800 metros da pista do aeroporto de Tallahassee, Flórida, às 5:36hrs da manhã de sexta-feira, 25 de julho de 2002 (horário local). O primeiro impacto foi numa árvore de aproximadamente 25m de altura, a 3.100 pés da cabeceira da pista. O jato vôou ainda mais 1000 pés e acabou batendo no solo a 2.100 pés da pista. Não se sabe ao certo por que o avião não alcançou a pista, mas no momento da queda havia forte neblina. O aeroporto de Tallahassee ficou fechado até a retirada dos destroços. Os três tripulantes escaparam com ferimentos leves.

707 da New Gomair cai em Bangui

A capital da República Centro Africana, Bangui, foi palco de mais uma tragédia aérea no dia 4 de julho, quando, as 11:15 da manhã hora local, o 707 da New Gomair, operado pela Prestige Airlines, declarou emergência e tentou pousar, mas acabou caindo a apenas 2 milhas da cabeceira. Morreram 23 dos 25 ocupantes da aeronave, que, apesar de operar um vôo cargueiro, transportava também passageiros entre sacos de cebolas e alho, a carga "oficialmente" transportada.
Tendo decolado de N`Djamena no Chade, com destino final em Brazzaville, Republica do Congo, o velho 707 (matrícula 9XR-IS) tentou pousar em Bangui depois da emergência declarada.
Caindo na área residencial de Guitangola, populares logo acorreram ao local para saquear a aeronave e as vítimas. A situação só mudou com a chegada do resgate.

Colisão sobre a Alemanha mata 71 pessoas

Na noite de 01.07.2002 duas aeronaves comerciais colidiram sobre a região da Floresta Negra, no sul da Alemanha. O impacto ocorreu as 21:43Z (23:43 local) sobre a cidade de Überlingen, próximo ao lago Konstanz. Os aviões envolvidos foram o Tupolev Tu-154M matrícula RA-85816 operado pela Bashkirian Airlines, com 69 pessoas a bordo, realizando o vôo BTC2927 entre o aeroporto Domodedovo em Moscow e Barcelona. No avião, viajavam 52 crianças, escolhidas num concurso para passar as férias de verão na Espanha.
O Boeing 757-23APF, de matrícula A9C-DHL, era operado pela empresa courier DHL, através de sua filial DHL Aviation baseada no Bahrain. O 757 realizava a última perna do vôo DHX611 entre Bahrain e Bruxelas com escala em Bergamo, na Itália. A bordo apenas o piloto, cidadão ingles, e o co-piloto, de nacionalidade canadense.
Fragmentos incandescentes dos dois aviões espalharam-se por mais de 10Km, causando incêndios e destruíção também no solo. Não há sobreviventes. É o primeiro grande desastre aéreo deste tipo nas últimas décadas sobre a Europa. O último havia sido a colisão entre um Trident da BEA e um DC-9 da InexAdria sobre Zagreb em 1976. Este acidente ocorre pouco mais de dois meses após a adoção de separações verticais reduzidas sobre a região sob jurisdição da EuroControl (através do programa RVSM) e justo no momento em que todo o continente europeu discute a unificação de seu espaço aéreo, passando de mais de 40 controles em terra para aproximadamente cinco. As discussões ficarão ainda mais acirradas.
Autoridades confirmaram que o Tu-154 foi instruído pelo controle de solo de Zürich a mudar de altitude apenas 54 segundos antes do impacto, tempo curto demais. Um controlador apenas monitorava os vôos, o que não é recomendado. Asssim mesmo, a manobra evasiva adotada pelos tripulantes não foi suficiente para evitar a tragédia. Na foto, o Boeing 757 envolvido no acidente, ainda com sua matrícula antiga VH-AWE.

MD-82 da China Northern mergulha no mar

A bruxa parece mesmo estar a solta nesta terça-feira (07.04.2002). Informações vindas da China confirmam a queda do MD-82 matriculado B-2138 da empresa China Northern, que caiu no mar da China, próximo a cidade de Dalian.
Viajavam no avião 112 pessoas (103 passageiros e 9 tripulantes) e o comandante declarou emergência, citando a presença de fogo a bordo da aeronave.
O vôo CJ 6136 havia partido as 20:37 de Beijing com destino a Dalian, 280 milhas a leste da capital. O MD-82 teria batido no oceano a 12 milhas do aeroporto, por volta das 21:40, horário local. Contato foi mantido com o controle até as 21:32, segundo autoridades locais.
O MD-82 em questão (c/n 49522 l/n 1702) foi entregue em outubro de 1990 para a empresa e fazia parte do lote de aviões deste modelo montados na China pela SAIC, sob licença da McDonnell Douglas. Uma aeronave semelhante à acidentada ilustra esta notícia.
Evidências irrefutáveis dão conta que um passageiro suicida provocou a queda do MD-82. Um foco de altíssima temperatura, iniciado na antepenúltima fileira de assentos do jato, provocou um incêndio que alastrou-se rapidamente pela cabinede passageiros. A porta da cabine de comando, retirada das águas do Mar da China, mostra sinais claros de exposição a altíssimas temperaturas apenas na sua parte externa.
O que mais chamou a atenção das autoridades foi o fato de um passageiro sentado próximo ao local onde começou o fogo, ter feito seguros de vida de altos valores poucos dias antes do vôo. O tipo de artefato que provocou o incêndio a bordo, contudo, permanece um mistério.

747 da China Airlines cai com 225 a bordo

Na manhã do sábado 25.05.2002, a China Airlines perdeu o 747-209B, matrícula B-18255. O jumbo desapareceu das telas de radar 40 minutos após a decolagem do aeroporto Chiang Kai Shek, em Taipei, com destino a Hong Kong.
Informações iniciais dão conta de que o vôo CI611 já se encontrava em altitude de cruzeiro, no FL350,voando sobre o Estreito de Taiwan a aproximadamente 40 km da costa taiwanesa. Destroços do Boeing se espalharam por um raio de mais de 45km. As equipes de resgate já descartam a chance de encontrar sobreviventes dentre os 225 ocupantes (206 passageiros e 19 tripulantes).
Este 747 foi construído em 1979 e já havia acomulado mais de 67.800 horas de vôo na empresa desde sua entrega, feita diretamente para a China Airlines. Por muitos anos operou com a matrícula B-1866 (veja foto ao lado) sendo recentemente rematriculado. Ironicamente, este seria o último vôo dele na China Airlines: o 747 já havia sido vendido para empresa tailandesa Orient Thai, que deveria recebê-lo na segunda quinzena de junho. O Boeing decolou com bom tempo e temperatura de 28ºC. O gate foi fechado as 14:50, dez minutos depois do horáriuo previsto. A decolagem foi as 15:08, para um tempo de vôo estimado em 01:20.

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