Morte no gelo - Vnukovo 2801 (Relato Blackbox do Jetsite)

Relato Blackbox do Jetsite

A Vnukovo Airlines é uma das muitas companhias aéreas surgidas do desmembramento da antiga Aeroflot, a companhia estatal soviética. Baseada no aeroporto homônimo que serve à capital russa, a empresa cresceu rápido após sua fundação. Talvez, e apesar de seu sucesso, tenha crescido rápido demais, sobretudo no tocante à segurança aérea. A companhia, em sua curta trajetória, sofreu mais acidentes do que seria admissível. Um dos mais impressionantes é este que você vai ler a seguir, e que derrubou o voo VKO 2801.




Na madrugada de 29 de agosto de 1996, o Tupolev Tu-154M, prefixo RA-85621, partiu do aeroporto de Vnukovo com destino ao aeroporto de Svalbard - Longyear. A bordo iam mineiros, alguns com suas famílias, trabalhar nas minas que ficam na própria região de Svalbard, na ilha de Spitsbergen, Noruega. Até o início da aproximação ao aeroporto de Longyear, a viagem transcorreu absolutamente normal. A informação obtida pelo ATIS dava conta das condições atmosféricas na chegada: pista em uso 28, vento 230 com 100 nós, visibilidade de mais de 10 km, chuvas esparsas e muitas nuvens: poucas a 1.500 pés, esparsas a 2.000 pés; temperatura de 5ºC e QNH 1005 hPa.

A tripulação solicitou o pouso na pista 10 por duas vezes, mas o inglês deficiente dos pilotos impediu que a mensagem fosse entendida com clareza. As 08h15, a tripulação entrou numa curva base, saindo da mesma na proa 160. As 08h15, a aeronave iniciou uma curva para a proa 300, conforme descrito na carta de aproximação por instrumentos. A distância DME nesse momento era de 25.9 km da cabeceira, mas a aeronave já havia se desviado do alinhamento da pista em mais de 3.7 km para a esquerda. As 08h18, o primeiro alarme de proximidade com o solo soou. O co-piloto assumiu o comando e desativou o controle de pitch no piloto automático, que se manteve ligado, porém, no controle de rolagem. Nesse momento, a confusão instalou-se: o comandante do voo entregou a responsabilidade de identificação de posição ao navegador, que seguia as cartas Jeppesen, sem contudo ter autoridade -nem certeza para determinar as proas corretas. Na prática, o Tupolev voava numa linha paralela à reta final, quase 4km à direita de onde deveria estar. As 08h22:05, a aeronave começou a curvar à esquerda e perder altitude. Quase instantaneamente, porém, começou a sofrer os efeitos de ventos convectivos, gerados pelas montanhas que, sem perceber e enxergar à frente, o Tupolev começava a sobrevoar perigosamente perto. Então, o alarme GPWS soou. Restavam apenas poucos segundos para os ocupantes do Vnukovo 2801. Vamos entrar na cabine do Tupolev em seus minutos finais, mostrando a total desorientação e falta de trabalho de equipe que reinavam no cockpit. Os diálogos não deixam dúvidas.

Desastre do Vnukovo 2801

Cap: Comandante.
F/O: Primeiro Oficial
F/E: Engenheiro de Vôo.
NAV: Navegador.
???: Voz de tripulante não identificada.
AFIS: Centro de controle de Longyear
-RDO: Transmissão para o controle por parte de um tripulante.

8h16:55 - NAV: Sete milhas agora.
8h17:05 - F/O: Onde, onde é que estamos?
8h17:06 - NAV: Enquanto isso, prossiga assim mesmo.
8h17:08 - Cap: Reparou no lugar?
8h17:09 - NAV: No través de onde precisamos iniciar a curva.
8h17:14 - Cap: Vamos ter de fazer uma curva para corrigir a trajetória?
8h17:16 - ???: Estamos nos aproximando.
8h17:21 - Cap: Então, onde estaremos?
8h17:40 - AFIS: Vnukovo 2801, chame quando estiver a oito milhas.

8h17:43 Nesse instante, começa a soar, por seis segundos, o alarme de altitude.

8h17:44 - NAV-RDO: Chamarei a dez milhas, Vnukovo 2801.
8h17:55 - AFIS: Vnukovo 2801, chame quando estiver a OITO milhas.
8h17:57 - F/E: Ele disse oito milhas.
8h17:58 - NAV-RDO: Ah, chamarei a oito milhas, Vnukovo 2801.
8h17:59 - AFIS: Correto.

8h18:16 - Soa novamente, por três segundos, o alarme de altitude.

8h18:17 - F/E: Estamos livres para descer?
8h18:19 - F/O: Perdi a indicação no meu instrumento!

8:18:21 Volta a soar, por seis segundos, o alarme de altitude.

8h18:28 - Cap: Vou girar um pouquinho para a esquerda.
8h18:32 - F/O: Ahn, siga direto, em frente.
8h18:52 - Cap: Bom, devo manter?
8h19:03 - ???: Então, quais as ordens?
8h19:04 - Cap: Então?
8h19:06 - F/O: Será que giramos a curva base muito cedo?
8h19:11 - Cap: Vamos nivelar!
8h19:14 - Cap: Deveria estar à nossa direita.
8h19:16 - NAV: (referindo-se a interceptação do localizador): Espere que já vamos encontrar.
8h19:18 - NAV: (ainda referindo-se ao localizador): Está mais à direita?
8h19:19 - F/O: Não, está imóvel. (a indicação no instrumento)
8h19:20 - Cap: À direita!
8h19:22 - Cap: Vamos virar à direita! Me dê a carta de aproximação, Borya. (nome do navegador)

8h19:21 - Volta a soar, por seis segundos, o alarme de altitude.

8h19:22 - F/O: Temos que iniciar a descida aqui?
8h19:24 - Cap: Temos que descer!
8h19:30 - F/O: Temos que iniciar a aproximação?
8h19:32 - Cap: Temos que mergulhar!
8h19:34 - Cap: Que proa você está mantendo?
8h19:36 - NAV: Proa 300 graus.
8h19:51 - NAV: Mas aqui indica proa 014 graus!
8h19:52 - Cap: Então corrija!
8h19:51 - NAV: Então vou manter 320 aqui, ok?
8h20:14 - F/O: Não é pouco para corrigir?
8h20:15 - NAV: É só uma curva de correção.
8h20:17 - Cap: Não! Vire à esquerda!
8h20:20 - NAV: Treze milhas, vamos descer?
8h20:24 - F/O: Para a esquerda!
8h20:24 - NAV: Três graus por cinco minutos e entraremos na rampa de planeio.
8h20:29 - F/O: Já estamos na proa da final, certo?
8h20:33 - Cap: Para entrar na final, você precisa fazer uma curva mais para a esquerda.
8h20:44 - F/O: Flaps?
8h20:52 - F/O: Vinte e oito?
8h20:58 - NAV: Ahn, duas, duas. três milhas.
8h21:00 - Cap: Você nos guia, ok, você nos guia!
8h21:03 - NAV: Estamos seguindo (as cartas de navegação) Jeppesen.
8h21:22 - Cap: Qual a nossa radial?
8h21:03 - NAV: Vamos seguir nossa carta de aproximação até o final!
8h21:35 - F/O: Proa 300 até agora! Tá certo isso?
8h21:36 - NAV: Estamos voando no 1150. Muito alto, temos de descer.
8h21:41 - Cap: Temos de descer.
8h21:44 - Cap: Então?
8h21:47 - F/O: Como está nossa aproximação? Está correta ou não? Desço os trens?
8h21:51 - Cap: Trens pra baixo.
8h21:55 - F/O: Para a esquerda agora?
8h22:05 - Cap: Para a direita.
8h22:07 - F/O: Como estamos em relação à altitude?
8h22:09 - NAV: Estamos com 300, ahn, cinco metros. Descer!

8h22:17 - Soa mais uma vez, por seis segundos, o alarme de altitude do GPWS. O co-piloto aplica potência aos motores e levanta o nariz do jato, mas já é tarde demais. Em meio às nuvens, surge na frente dos quatro tripulantes um paredão de pedra.

8h22:22 - Cap: Horizonte!
8h22:23 - F/O: Montanhas!!!

As palavras do primeiro oficial são gritadas sobre o som do alarme de altitude. Fica registrado nesse instante, na caixa-preta, o primeiro som de impacto da aeronave com as rochas. No segundo seguinte, terminam a gravação e as vidas dos 141 ocupantes do Tupolev. O Tupolev colidiu com o topo da montanha Operafjellet a 7.7 milhas náuticas (14.2 km) do aeroporto, a uma altitude de 2.975 pés (907m), e a 3.7 km à direita do eixo da pista. Pela severidade do impacto e subsequente desintegração da aeronave, não poderia haver sobreviventes.

Três segundos depois, o controle de solo, sem saber do impacto, chama o vôo 2801, dando as instruções meteorológicas no aeroporto:

8h22:25 - AFIS: Vnukovo 2801, vento 231 com 17 nós, visibilidade superior a 10 milhas, chuva leve, nuvens isoladas a 900 pés e esparsas a 2000.

Cinco segundos depois, a torre chama mais uma vez o vôo:

8h22:30 - AFIS: Vnukovo 2801, você copiou minha última transmissão?

Já não havia ninguém para responder. A tripulação e todos os ocupantes do Tupolev não poderiam mais responder à transmissão alguma. No topo da montanha, o que se via era a completa destruição do jato. Nada menos que 18 fatores foram identificados como contribuintes ao desastre: planejamento, de planejamento inadequado a deficiente interação entre os membros da tripulação; do inglês insuficiente para as transmissões à deficiências gritantes de navegação. Dessas 18 falhas, nasceu outra tragédia que enlutou, mais uma vez, a aviação russa.

Fotos e Informações do Vnukovo

Air Disaster Vnukovo 2801

Desastre com Vnukovo 2801

Air Disaster Vnukovo 2801

Desastre com Vnukovo 2801

Air Disaster Vnukovo 2801

Desastre com Vnukovo 2801

Desastre com Vnukovo 2801

Air Disaster Vnukovo 2801

Desastre com Vnukovo 2801


https://en.wikipedia.org/wiki/Vnukovo_Airlines_Flight_2801

Fonte: Este relato foi extraído do extinto site Jetsite, do grande Gianfranco "Panda" Beting, da seção Blackbox, com fins de não se deixar perder o conteúdo daquele fabuloso site, nossa principal fonte de referência no mundo da aviação nos anos 2000. O texto é do Panda, algumas fotos e vídeos colocamos a parte, para contribuir com mais dados e informações.

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