Lista de Acidentes Aéreos

737 da Southwest sai da pista em Chicago e deixa um morto
O vôo 1248 da Southwest deveria ter decolado as 14h55 do dia 08/12/2005 do Baltimore/Washington International Airport (BWI) com destino a Chicago Midway, mas condições meteorológicas adversas atrasaram a partida, que só ocorreu as 16h50. Ao chegar na terminal de Chicago, a aeronave descreveu várias órbitas, aguardando o sequenciamento para pouso, procedimento que levou pelo menos 35 minutos. Finalmente, as 19h15, a aeronave de prefixo N471WN, foi autorizada para pouso na pista 31C (1988 metros). Após um pouso aparentemente normal, o 737-700 da Southwest Airlines não conseguiu frenar e saiu da pista. Durante o pouso, havia forte nevasca e provavalmente, contaminação da pista com neve. A aeronave, após ultrapassar as cercas do aeroporto, atravessou uma movimentada rua adjacente ao aeródromo, parando no meio da rua. O 737 chocou-se contra alguns automóveis. Em um deles, uma estava uma família com cinco pessoas e um deles, um menino de seis anos, Joshua Woods, morreu no local. Sua mãe e dois irmãos foram hospitalizados e mais tarde liberados. O pai do garoto permanecia no dia seguinte no hospital, em estado grave.



Havia 98 passageiros e cinco tripulantes no Boeing e todos foram evacuaram a aeronave, usando as saídas de emergência. Apenas 3 passageiros ficarm feridos, sem gravidade, durante a evacuação.

Este é o primeiro acidente fatal em 35 anos de história da empresa. Nenhum passageiro morreu nos pouquíssimos incidentes mais sérios envolvendo jatos da companhia.

As condições meteorológicas no momento do acidente eram as seguintes: (01h15 Z):

KMDW 090053Z 10011KT 1/2SM SN FZFG BKN004 OVC014 M03/M05 A3006 RMK AO2 SLP196 R31C/4500FT SNINCR 1/10 P0000 T10331050

KMDW 090153Z 23003KT 1/2SM SN FZFG VV002 M04/M05 A3004 RMK AO2 SLP191 R31C/4000V4500FT SNINCR 1/10 P0000 T10391050


Cai 737 da Bellview: 117 mortos
O Boeing 737-200 de prefixo 5N-BFN (foto) caiu minutos após decolar do aeroporto de Lagos - Murtala Muhammed (LOS) no dia 22 de outubro, por volta das 20h40. O Boeing, s/n 22734, fabricado em 1981, cumpria o vôo 210 da Bellview Airlines da Nigéria e tinha por destino a capital Abuja - International Airport (ABV). Havia 6 tripulantes e 11 passageiros a bordo do jato, que decolou as 20h35. Três minutos depois, a tripulação entrou em contato com o solo pela última vez. Os destroços foram encontrados na manhã seguinte, a 30km do centro da cidade de Lagos. A aeronave ficou completamente destruída, e bateu com grande velocidade no solo, provocando uma cratera de 20m de profundidade.
Esta é a informação meteorológica na hora da partida: (TAF): DNMM 221550Z 221818 28007KT 9999 FEW010
TEMPO 0507 5000 BR
BECMG 0810 21008G20KT BKN013
TEMPO FEW020CB=



737 da Mandala cai com 117 a bordo
Em mais um acidente grave envolvendo jatos 737, a Mandala da Indonésia perdeu em 05/09/2005 um 737-200 de prefixo PK-RIM, semelhante a este na foto. O jato tinha acabado de partir de Medan com destino a Jakarta quando, memos de um minuto após decolar, caiu num subúrbio residencial próximo ao aeroporto, explodindo imediatamente. Lotado com 117 ocupantes, o jato destruiu várias casas, matando pessoas também no solo. As autoridades ainda buscam as caixas pretas do jato.
O 737 acidentado tinha mais de 25 anos de uso, tendo sido entregue originalmente à Lufthansa com o prefixo D-ABHK.



Boeing 737 da TANS cai em Pucallpa
Um Boeing 737-200 da empresa peruana TANS (Transportes Aéreos Nacionales de la Selva) acidentou-se em 23 de agosto de 2005, ao tentar um pouso de emergência numa estrada próxima ao aeroporto Capitán Rolden de Pucallpa, Perú. Chovia forte na hora do desastre, e a tripulação do Boeing avisou a torre que não conseguia avistar a pista; após tentar pousar duas vezes, o Boeing acabou caindo (ou tentando pousar) na estrada. Após o impacto, a aeronave ficou praticamente destruída. No total, 41 ocupantes, dentre os 100 a bordo, faleceram no desastre, o segundo da TANS em menos de dois anos: anteriormente, a empresa já havia perdido o F28 de prefixo OB-1369, no dia 9 de janeiro de 2003, ao colidir com uma montanha, matando os 46 ocupantes.
O Boeing acidentado ontem, matriculado OB-1809, voou no Brasil. Produzido em 1981, foi originalmente entregue à SAA South African Airways com o prefixo ZS-SIA, A SAA arrendou o Boeing à Vasp entre 1985 e 1988 (foto) quando a aeronave operou com o prefixo PP-SNW. Após esse período, o 737 voltou para a SAA e por lá ficou até 2004, quando a aeronave passou a integrar a frota da empresa peruana.



MD-82 da West Caribbean cai na Venezuela; 160 ocupantes mortos
O MD-82 de prefixo HK-4374-X (foto), com 152 passageiros e oito tripulantes, pertencente à da West Caribbean Airways, caiu na terça-feira, 16 de agosto de 2005, na localidade de Machiques, Venezuela, perto da fronteira com a Colômbia. Não houve sobreviventes. A tripulação, após declarar haver sofrido pane em um dos motores, solicitou pouso de emegência em Caracas, Venezuela. Minutos depois, a tripulação comunicou enfrentar problemas no outro motor. Os radares registraram uma rápida perda de altura a partir de então. A aeronave acabou caindo na Serra de Perija, perto da pequena cidade de Machiques, no estado de Zulia.

Este é o primeiro acidente fatal com um MD-80 da empresa colombiana, que possui mais dois do tipo em sua frota. A aeronave, produzida em 1986, voava anteriormente para a Continental Airlines com o prefixo N72824. A West Caribbean operava com o avião sinistrado desde janeiro deste ano.

Não há casos registrados de perda de dois motores duarante o vôo por duas panes distintas. O mais provável é contaminação de combustível ou, alguma falha que será revelada após longas investigações. Sabe-se ainda que o vôo YH708 começou na cidade do Panamá, tinha por destino final em Fort de France, na ilha de Martinique, de onde eram originários todos os passageiros.

737 da Mandala cai com 117 a bordo
Em mais um acidente grave envolvendo jatos 737, a Mandala da Indonésia perdeu em 05/09/2005 um 737-200 de prefixo PK-RIM, semelhante a este na foto. O jato tinha acabado de partir de Medan com destino a Jakarta quando, memos de um minuto após decolar, caiu num subúrbio residencial próximo ao aeroporto, explodindo imediatamente. Lotado com 117 ocupantes, o jato destruiu várias casas, matando pessoas também no solo. As autoridades ainda buscam as caixas pretas do jato.
O 737 acidentado tinha mais de 25 anos de uso, tendo sido entregue originalmente à Lufthansa com o prefixo D-ABHK.



Boeing 737 da TANS cai em Pucallpa
Um Boeing 737-200 da empresa peruana TANS (Transportes Aéreos Nacionales de la Selva) acidentou-se em 23 de agosto de 2005, ao tentar um pouso de emergência numa estrada próxima ao aeroporto Capitán Rolden de Pucallpa, Perú. Chovia forte na hora do desastre, e a tripulação do Boeing avisou a torre que não conseguia avistar a pista; após tentar pousar duas vezes, o Boeing acabou caindo (ou tentando pousar) na estrada. Após o impacto, a aeronave ficou praticamente destruída. No total, 41 ocupantes, dentre os 100 a bordo, faleceram no desastre, o segundo da TANS em menos de dois anos: anteriormente, a empresa já havia perdido o F28 de prefixo OB-1369, no dia 9 de janeiro de 2003, ao colidir com uma montanha, matando os 46 ocupantes.
O Boeing acidentado ontem, matriculado OB-1809, voou no Brasil. Produzido em 1981, foi originalmente entregue à SAA South African Airways com o prefixo ZS-SIA, A SAA arrendou o Boeing à Vasp entre 1985 e 1988 (foto) quando a aeronave operou com o prefixo PP-SNW. Após esse período, o 737 voltou para a SAA e por lá ficou até 2004, quando a aeronave passou a integrar a frota da empresa peruana.



MD-82 da West Caribbean cai na Venezuela; 160 ocupantes mortos
O MD-82 de prefixo HK-4374-X (foto), com 152 passageiros e oito tripulantes, pertencente à da West Caribbean Airways, caiu na terça-feira, 16 de agosto de 2005, na localidade de Machiques, Venezuela, perto da fronteira com a Colômbia. Não houve sobreviventes. A tripulação, após declarar haver sofrido pane em um dos motores, solicitou pouso de emegência em Caracas, Venezuela. Minutos depois, a tripulação comunicou enfrentar problemas no outro motor. Os radares registraram uma rápida perda de altura a partir de então. A aeronave acabou caindo na Serra de Perija, perto da pequena cidade de Machiques, no estado de Zulia.

Este é o primeiro acidente fatal com um MD-80 da empresa colombiana, que possui mais dois do tipo em sua frota. A aeronave, produzida em 1986, voava anteriormente para a Continental Airlines com o prefixo N72824. A West Caribbean operava com o avião sinistrado desde janeiro deste ano.

Não há casos registrados de perda de dois motores duarante o vôo por duas panes distintas. O mais provável é contaminação de combustível ou, alguma falha que será revelada após longas investigações. Sabe-se ainda que o vôo YH708 começou na cidade do Panamá, tinha por destino final em Fort de France, na ilha de Martinique, de onde eram originários todos os passageiros.



Acidente com A340-300 da Air France em Toronto
Um A340-300 da Air France, (F-GLZQ) vôo AF358 procedente de Charles de Gaulle, Paris, com 309 ocupantes, acidentou-se em 2 de agosto de 2005, durante o pouso no aeroporto Lester B. Pearson na cidade de Toronto, Canadá. O jato pousou e não conseguiu parar ao final da pista 24L e, arrastando-e por mais de 200m após o final da mesma, colidiu com árvores, incendiando-se. Felizmente, não houve vítimas fatais, apenas 24 passageiros que precisaram passar por tratamento médico. Equipes de resgate e os bombeiros do próprio aeroporto chegaram rapidamente ao local, o que certamente contribuiu para minimizar os efeitos do incêndio que tomou a parte traseira da fuselagem. O jato era um dos 22 operados pela empresa. Este é o segundo A340-300 que a Air France perde. O outro foi o F-GNIA, vitimado por num incêndio em solo, durante manutenção, em 20/1/1994.
Cai 737 da Bellview: 117 mortos
O Boeing 737-200 de prefixo 5N-BFN (foto) caiu minutos após decolar do aeroporto de Lagos - Murtala Muhammed (LOS) no dia 22 de outubro, por volta das 20h40. O Boeing, s/n 22734, fabricado em 1981, cumpria o vôo 210 da Bellview Airlines da Nigéria e tinha por destino a capital Abuja - International Airport (ABV). Havia 6 tripulantes e 11 passageiros a bordo do jato, que decolou as 20h35. Três minutos depois, a tripulação entrou em contato com o solo pela última vez. Os destroços foram encontrados na manhã seguinte, a 30km do centro da cidade de Lagos. A aeronave ficou completamente destruída, e bateu com grande velocidade no solo, provocando uma cratera de 20m de profundidade.
Esta é a informação meteorológica na hora da partida: (TAF): DNMM 221550Z 221818 28007KT 9999 FEW010
TEMPO 0507 5000 BR
BECMG 0810 21008G20KT BKN013
TEMPO FEW020CB=



737 da Mandala cai com 117 a bordo
Em mais um acidente grave envolvendo jatos 737, a Mandala da Indonésia perdeu em 05/09/2005 um 737-200 de prefixo PK-RIM, semelhante a este na foto. O jato tinha acabado de partir de Medan com destino a Jakarta quando, memos de um minuto após decolar, caiu num subúrbio residencial próximo ao aeroporto, explodindo imediatamente. Lotado com 117 ocupantes, o jato destruiu várias casas, matando pessoas também no solo. As autoridades ainda buscam as caixas pretas do jato.
O 737 acidentado tinha mais de 25 anos de uso, tendo sido entregue originalmente à Lufthansa com o prefixo D-ABHK.



Boeing 737 da TANS cai em Pucallpa
Um Boeing 737-200 da empresa peruana TANS (Transportes Aéreos Nacionales de la Selva) acidentou-se em 23 de agosto de 2005, ao tentar um pouso de emergência numa estrada próxima ao aeroporto Capitán Rolden de Pucallpa, Perú. Chovia forte na hora do desastre, e a tripulação do Boeing avisou a torre que não conseguia avistar a pista; após tentar pousar duas vezes, o Boeing acabou caindo (ou tentando pousar) na estrada. Após o impacto, a aeronave ficou praticamente destruída. No total, 41 ocupantes, dentre os 100 a bordo, faleceram no desastre, o segundo da TANS em menos de dois anos: anteriormente, a empresa já havia perdido o F28 de prefixo OB-1369, no dia 9 de janeiro de 2003, ao colidir com uma montanha, matando os 46 ocupantes.
O Boeing acidentado ontem, matriculado OB-1809, voou no Brasil. Produzido em 1981, foi originalmente entregue à SAA South African Airways com o prefixo ZS-SIA, A SAA arrendou o Boeing à Vasp entre 1985 e 1988 (foto) quando a aeronave operou com o prefixo PP-SNW. Após esse período, o 737 voltou para a SAA e por lá ficou até 2004, quando a aeronave passou a integrar a frota da empresa peruana.



MD-82 da West Caribbean cai na Venezuela; 160 ocupantes mortos
O MD-82 de prefixo HK-4374-X (foto), com 152 passageiros e oito tripulantes, pertencente à da West Caribbean Airways, caiu na terça-feira, 16 de agosto de 2005, na localidade de Machiques, Venezuela, perto da fronteira com a Colômbia. Não houve sobreviventes. A tripulação, após declarar haver sofrido pane em um dos motores, solicitou pouso de emegência em Caracas, Venezuela. Minutos depois, a tripulação comunicou enfrentar problemas no outro motor. Os radares registraram uma rápida perda de altura a partir de então. A aeronave acabou caindo na Serra de Perija, perto da pequena cidade de Machiques, no estado de Zulia.

Este é o primeiro acidente fatal com um MD-80 da empresa colombiana, que possui mais dois do tipo em sua frota. A aeronave, produzida em 1986, voava anteriormente para a Continental Airlines com o prefixo N72824. A West Caribbean operava com o avião sinistrado desde janeiro deste ano.

Não há casos registrados de perda de dois motores duarante o vôo por duas panes distintas. O mais provável é contaminação de combustível ou, alguma falha que será revelada após longas investigações. Sabe-se ainda que o vôo YH708 começou na cidade do Panamá, tinha por destino final em Fort de France, na ilha de Martinique, de onde eram originários todos os passageiros.



Acidente com A340-300 da Air France em Toronto
Um A340-300 da Air France, (F-GLZQ) vôo AF358 procedente de Charles de Gaulle, Paris, com 309 ocupantes, acidentou-se em 2 de agosto de 2005, durante o pouso no aeroporto Lester B. Pearson na cidade de Toronto, Canadá. O jato pousou e não conseguiu parar ao final da pista 24L e, arrastando-e por mais de 200m após o final da mesma, colidiu com árvores, incendiando-se. Felizmente, não houve vítimas fatais, apenas 24 passageiros que precisaram passar por tratamento médico. Equipes de resgate e os bombeiros do próprio aeroporto chegaram rapidamente ao local, o que certamente contribuiu para minimizar os efeitos do incêndio que tomou a parte traseira da fuselagem. O jato era um dos 22 operados pela empresa. Este é o segundo A340-300 que a Air France perde. O outro foi o F-GNIA, vitimado por num incêndio em solo, durante manutenção, em 20/1/1994.




Il-76 cai no Sudão - sete pessoas morrem
Um Ilyushin Il-76 de uma empresa de carga sudanesa caiu perto da capital do Sudão Khartoum, no dia 03 de fevereiro, matando toda a tripulação, composta de seis russos e um sudanês. O capitão declarou emergência poucos minutos antes do Il-76, fabricado em 1984, sumir do radar, disse o diretor do órgão regulador da aviação civil do Sudão, Abu Bakr Jaafar. "O capitão disse que havia algo errado com o sistema de combustível... alguns minutos depois ele desapareceu do radar".

Gism al-Khaleq, chairman da Air West, proprietária do avião, disse que o Ilyushin tinha como destino a cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes. A queda ocorreu por volta de 9:00 horas da manhã (hora local), numa região desértica distante 50 km da capital.


707 da Beta acidenta-se em Manaus
Um 707-330C da Beta Cargo sofreu avarias no dia 23 de outubro de 2004, quando iniciava sua decolagem em Manaus, Amazonas. O trem de pouso direito do jato quebrou e o 707 acabou saindo da pista. Não houve feridos entre os tripulantes. Pela aparência da aeronave e idade da mesma, a recuperação poderá ser economicamnet inviável.
Este 707, matriculado PP-BSE, é um velho pioneiro: começou sua carreira em fevereiro de 1967 na Lufthansa, voando com a matrícula D-ABUI. Depois, em 1979, foi transferido para a German Cargo onde seguiu voando como cargueiro. Em fevereiro de 1985 passou a vor na Transbrasil como PT-TCM e depois na Aerobrasil, em 1990. Em novembro de 1996, a Beta Cargo comprou a aeronave, que já contava com mais de 100,000 horas de vôo ao se acidentar. Deixará saudade nos aficcionados e saudosistas.



Cai Jetstream J32 da American Connection
Um Jetstream J32 da American Connection (N875JX) caiu na noite de 19/10/2004, próximo ao aeroporto de Kirksville, no Missouri, Estados Unidos. O acidente matou oito dos 17 ocupantes. Segundo fontes da Administração Federal de Aviação em Chicago, na aeronave procedente de Saint Louis, viajavam 17 pessoas, 15 passageiros e dois tripulantes. O bimotor caiu em uma zona de floresta ao sul de Kirksville a 6 km da pista. O vôo seguiu normalmente até a última transmissão da tripulação, segundos antes da queda, às 19h32.


747 da MK Airlines cai no Canadá
O 747-200F de prefixo 9G-MKJ da empresa MK Airlines, (vide foto) acidentou-se em 14/10/2004 em Halifax, Canadá, matando os sete tripulantes a bordo. "É um Boeing 747. Apenas a tripulação estava a bordo, havia sete pessoas e não há sobreviventes", disse Wisdom Ametepe, diretor da MK Airlines. "É cedo demais para dizer o que causou o acidente. Precisamos esperar a investigação", afirmou. Ametepe disse que a tripulação era do Zimbábue e da Grã-Bretanha. Segundo ele, o aparelho, que transportava frutos do mar e peixes, se dirigia à Zaragoza, Espanha.

A aeronave acidentou-se logo depois de decolar da pista 24 do aeroporto, caindo sobre uma pedreira próxima ao aeroporto, exatamente quando eram 03h52, hora local. Este é o quarto acidente da MK Airlines, sendo o segundo fatal na empresa a envolver aeronaves do tipo Boeing 747. O primeiro foi o 9G-MKI, que caiu em Port Harcourt, Nigéria.



Dois Tupolevs caem com diferença de 3 minutos
Dois jatos Tupolev caíram na noite de 24 de agosto após decolarem de Moscou. Os dois jatos acidentados partiram do aeroporto de Domodedovo e reportadamente, pelo menos um deles enviou um sinal pelo transponder indicando interferência ilícita (sequestro) minutos antes da perda de contato com o solo, as 22h56 (hora local) no caso do Tu-134 e 22h59 (Tu-154). Os destroços do Tu-134 da empresa Volga-Avia Express foram encontrados horas depois. Já o local do acidente com o Tu-154 da Sibir Airlines (idêntico ao da foto ao lado) só seria encontrado na manhã de hoje. Estima-se que, nos adois acidentes, mais de 90 pessoas tenham falecido.
O fato dos acidentes teram ocorrido com apenas alguns minutos de diferença entre sí reforça a idéia de ato premeditado, criminoso. Os separatistas chechenos são apontados como suspeitos.





Brasília da Rico cai em Manaus
Um EMB-120 Brasília da Rico Linhas Aéreas caiu na sexta-feira, 14 de maio de 2004, pouco antes de pousar em Manaus. Procedente de São paulo de Olivença, com escalas em tabatinga e Tefé, o vôo 4815 era operado pela aeronave de prefixo PT-WRO. A comunicação entre a torre de controle e o Cmte. Rui Kleber, com 30 anos de experiência e 20.000h de vôo, não indicou nenhum problema antes da queda, que ocorreu por volta das 18h30. De acordo com a empresa, o avião deveria ter pousado às 18h40.
Por volta das 23h00, fontes da imprensa afirmam que sobreviventes teriam sido vistos acenando com lanternas desde o local da queda para os helicópteros que sobrevoavam a região. O avião estava lotado, com seus 30 lugares ocupados e mais três tripulantes e não houve sobreviventes.
Um outro avião da Rico Linhas Aéreas caiu em 30 de agosto de 2002. Na ocasião, 23 pessoas morreram e oito ficaram feridas quando o Brasília PT-WRQ caiu em Bujari, em Rio Branco, segundo as antes do pouso. O Brasília havia decolado de Cruzeiro do Sul e feito escala em Tarauacá. O vôo RLE 4823 levava 31 ocupantes, 28 passageiros e 3 tripulantes.

Brasília da Rico cai em Manaus
Um EMB-120 Brasília da Rico Linhas Aéreas caiu na sexta-feira, 14 de maio de 2004, pouco antes de pousar em Manaus. Procedente de São paulo de Olivença, com escalas em tabatinga e Tefé, o vôo 4815 era operado pela aeronave de prefixo PT-WRO. A comunicação entre a torre de controle e o Cmte. Rui Kleber, com 30 anos de experiência e 20.000h de vôo, não indicou nenhum problema antes da queda, que ocorreu por volta das 18h30. De acordo com a empresa, o avião deveria ter pousado às 18h40.
Por volta das 23h00, fontes da imprensa afirmam que sobreviventes teriam sido vistos acenando com lanternas desde o local da queda para os helicópteros que sobrevoavam a região. O avião estava lotado, com seus 30 lugares ocupados e mais três tripulantes e não houve sobreviventes.
Um outro avião da Rico Linhas Aéreas caiu em 30 de agosto de 2002. Na ocasião, 23 pessoas morreram e oito ficaram feridas quando o Brasília PT-WRQ caiu em Bujari, em Rio Branco, segundo as antes do pouso. O Brasília havia decolado de Cruzeiro do Sul e feito escala em Tarauacá. O vôo RLE 4823 levava 31 ocupantes, 28 passageiros e 3 tripulantes.



MD-11 da Varig sai da pista em Natal
Um MD-11 da Varig, operando um vôo em code-share com a TAM, (RG/ JJ 2379, aeronave PP-VPK) saiu da pista após pousar em Natal, RN, nesta terça-feira, 28 de Janeiro de 2004. Havia 92 passageiros a bordo do MD-11, que percorreu 161 metros após deixar a superfície pavimentada da pista, atolando ao final da mesma. Os danos foram pequenos e a aeronave será reparada, voltando a operar em breve.
O incidente ocorreu na segunda tentativa de pouso, pois na primeria o comandante decidiu arremeter. Os passageiros deixaram a aeronave sem sofrer quaisquer ferimentos e aparentavam bastante calma. Os passageiros da TAM foram acomodados de imediato para Fortaleza no vôo VASP 4196."



Yak-40 da Uzbekistan cai em Tashkent
Um Yakovlev Yak-40 da Uzbekistan Aiways caiu dia 14/01/04 próximo ao aeroporto de Tashkent, capital do Uzbequistão, vindo da cidade de Termez, no sul do país. Segundo testemunhas, o piloto já havia tentado pousar no aeroporto, que estava sobre forte neblina; na segunda a aeronave atingiu uma cerca após arremeter em baixíssima altitude e explodiu, matando todos os 37 ocupantes. Entre os mortos estava o principal oficial das Nações Unidas no país, o inglês Richard Conroy. A situação indica claramente que tratou-se de um erro humano, causado pelas péssimas condições em que o aeroporto se encontrava. Os outros passageiros, incluindo uma criança, eram do Uzbequistão, a não ser dois empresários do Afeganistão; estavam a bordo 32 passageiros e cinco tripulantes.


Flash Airlines: queda no Mar Vermelho; 148 mortos
Um Boeing 737-300 da companhia charter egípcia Flash Airlines (SU-ZCF) caiu no dia 3 de janeiro de 2004 logo após decolar da cidade litorânea de Sharm el-Sheikh num vôo com escala no Cairo e destino final Paris. Eram 04:44, hora local, quando o jato cumprindo o vôo 604 desapareceu do radar e mergulhou nas águas límpidas do Mar Vermelho. Equipes de resgate logo chegaram ao local, localizado a nove milhas da cabeceira da pista, mas não encontraram sobreviventes entre os 142 passageiros e 6 tripulantes.
Este 737-300 foi fabricado em 1993 e originalmente entregue à TACA como N373TA, passando depois para a Flash, em leasing junto à ILFC.


727-200 cai no mar no Benin; 151 mortos

Um 727-200 da Union des Transports Aériens de Guinée, matriculado 3X-GDM, caiu logo após tentar decolar do aeroporto de Cotonou, no Benin, por volta das 14:15 deste dia 25 de dezembro de 2003. A aeronave, matriculada 3X-GDM, realizava o vôo 141 da empresa. Começou sua carreira em 1977 na American Airlines com o prefixo N862AA e em 2000 passou para o operador africano. Dos 163 ocupantes, a maioria libaneses voltando para passar o final de ano em sua terra natal, apenas 11 sobreviveram, alguns em estado muito grave.
Ainda não se sabe a causa do acidente, mas o jato, que decolava rumo à Beirute, Líbano, poderia estar sobrecarregado. Várias fontes no aeroporto comentaram esta possibilidade, o que explicaria o fato do 727-200 não ter conseguido ganhar altura ao tentar decolar. O Boeing bateu num edifício próximo ao final da pista, e desgovernado, caiu no mar a algumas centenas de metros adiante. As condições climáticas não foram um fator determinante: o tempo era bom, com ventos calmos e visibilidade quase irrestrita.
Uma tragédia que enluta a aviação e que faz com que 2003 deixe de ser um dos anos mais seguros na história da aviação comercial.

MD-11 da Varig sai da pista em Natal

Um MD-11 da Varig, operando um vôo em code-share com a TAM, (RG/ JJ 2379, aeronave PP-VPK) saiu da pista após pousar em Natal, RN, nesta terça-feira, 28 de Janeiro de 2004. Havia 92 passageiros a bordo do MD-11, que percorreu 161 metros após deixar a superfície pavimentada da pista, atolando ao final da mesma. Os danos foram pequenos e a aeronave será reparada, voltando a operar em breve.
O incidente ocorreu na segunda tentativa de pouso, pois na primeria o comandante decidiu arremeter. Os passageiros deixaram a aeronave sem sofrer quaisquer ferimentos e aparentavam bastante calma. Os passageiros da TAM foram acomodados de imediato para Fortaleza no vôo VASP 4196."


Yak-40 da Uzbekistan cai em Tashkent

Um Yakovlev Yak-40 da Uzbekistan Aiways caiu dia 14/01/04 próximo ao aeroporto de Tashkent, capital do Uzbequistão, vindo da cidade de Termez, no sul do país. Segundo testemunhas, o piloto já havia tentado pousar no aeroporto, que estava sobre forte neblina; na segunda a aeronave atingiu uma cerca após arremeter em baixíssima altitude e explodiu, matando todos os 37 ocupantes. Entre os mortos estava o principal oficial das Nações Unidas no país, o inglês Richard Conroy. A situação indica claramente que tratou-se de um erro humano, causado pelas péssimas condições em que o aeroporto se encontrava. Os outros passageiros, incluindo uma criança, eram do Uzbequistão, a não ser dois empresários do Afeganistão; estavam a bordo 32 passageiros e cinco tripulantes.


Flash Airlines: queda no Mar Vermelho; 148 mortos

Um Boeing 737-300 da companhia charter egípcia Flash Airlines (SU-ZCF) caiu no dia 3 de janeiro de 2004 logo após decolar da cidade litorânea de Sharm el-Sheikh num vôo com escala no Cairo e destino final Paris. Eram 04:44, hora local, quando o jato cumprindo o vôo 604 desapareceu do radar e mergulhou nas águas límpidas do Mar Vermelho. Equipes de resgate logo chegaram ao local, localizado a nove milhas da cabeceira da pista, mas não encontraram sobreviventes entre os 142 passageiros e 6 tripulantes.
Este 737-300 foi fabricado em 1993 e originalmente entregue à TACA como N373TA, passando depois para a Flash, em leasing junto à ILFC.


727-200 cai no mar no Benin; 151 mortos

Um 727-200 da Union des Transports Aériens de Guinée, matriculado 3X-GDM, caiu logo após tentar decolar do aeroporto de Cotonou, no Benin, por volta das 14:15 deste dia 25 de dezembro de 2003. A aeronave, matriculada 3X-GDM, realizava o vôo 141 da empresa. Começou sua carreira em 1977 na American Airlines com o prefixo N862AA e em 2000 passou para o operador africano. Dos 163 ocupantes, a maioria libaneses voltando para passar o final de ano em sua terra natal, apenas 11 sobreviveram, alguns em estado muito grave.
Ainda não se sabe a causa do acidente, mas o jato, que decolava rumo à Beirute, Líbano, poderia estar sobrecarregado. Várias fontes no aeroporto comentaram esta possibilidade, o que explicaria o fato do 727-200 não ter conseguido ganhar altura ao tentar decolar. O Boeing bateu num edifício próximo ao final da pista, e desgovernado, caiu no mar a algumas centenas de metros adiante. As condições climáticas não foram um fator determinante: o tempo era bom, com ventos calmos e visibilidade quase irrestrita.
Uma tragédia que enluta a aviação e que faz com que 2003 deixe de ser um dos anos mais seguros na história da aviação comercial.

CATA perde FH-227

Acidente fatal com a empresa aérea argentina CATA. O Fairchild FH-227 de prefixo LV-MGV caiu dia 26 de outubro de 2003 dois minutos depois de decolar da pista 17 do aeroporto de Ezeiza, num vôo cargueiro com destino à Corrientes, para onde transportava uma carga de jornais. A tripulação decolarou emergência logo após a decolagem e chegou a pedir para retornar ao aeroporto, mas não foi possível completar a manobra. Sem controle, estolando, o FH-227 bateu num descampado e explodiu, matando seus 5 ocupantes.


737-200 da Air Algerie cai no deserto

A Air Algerie perdeu na quinta-feira 06/03/2003, o Boeing 737-200 matriculado 7T-VEZ (s/n 22700), que caiu no deserto do Saara matando pelo menos 102 pessoas a bordo. O vôo 6289 decolava de Tamanrasset para Argel, capital do país, (1,600 km ao norte) quando segundo testemunhas, durante a decolagem uma das turbinas pegou fogo. A aeronave saiu da pista e explodiu a 600m da mesma. Uma ação terrorista já foi descartada, declarou o porta-voz da Air Algerie, Hamid Hamdi. Veja ao lado a foto do 7T-VEZ, fotografado em 1997 no aeroporto de Paris, Charles de Gaulle.


737 da Vasp faz pouso desastrado em Rio Branco

O Boeing 737 da Vasp de prefixo PP-SPJ esteve próximo de se envolver num acidente fatal. Pousando sob baixa visibilidade, a aeronave colidiu com árvores antes da aproximação, mas por pura sorte, conseguiu chegar até a pista, onde praticamente mais caiu do que pousou. Sem controle, o Boeing arrastou-se por 300m antes de parar próximo a pista. Nenhum dos 87 passageiros e 6 tripulantes sofreu ferimentos, mas a aeronave é perda total.


Avro RJ100 cai tentando pousar

Um Avro RJ100 da Turkish Airlines (TC-THG, semelhante ao da fato) caiu próximo do aeroporto de Diyarbakir, Turquia, procedente de Istambul. Havia 80 pessoas a bordo, sendo que até o momento as autoridades locais confirmam que pelo menos 75 perderam a vida no segundo acidente ocorrido em 8 de janeiro de 2003. A aeronave caiu a 2km da pista do aeroporto, que no momento do desastre estava coberto por um denso nevoeiro. As causas ainda são desconhecidas.


Tupolev da Iran Air Tours bate em montanhas do Irã

O vôo da Iran Air Tours aproximava-se para pouso na cidade de Khorramabad(KHD), quando chocou-se contra uma montanha durante o procedimento de aproximação. Naquela manhã de 12.02.2002, o vôo procedente de Teheran levava 105 passageiros e 13 tripulantes. Todos perderam a vida em mais este acidente envolvendo aviões russos. Desde a queda do Xá Reza Pahlevi em 1979, a aviação iraniana viu sua linha de suprimentos e peças de reposição para seus aviões ocidentais cortada. Consequentemente, ao longo dos anos as empresas passaram a comprar ou alugar aviões de origem soviética no mercado de segunda mão. A aeronave estava com sua documentação e certificados de manutenção em dia. Suspeita-se de falha operacional, provavelmente erro de navegação.

737-200 da Air Algerie cai no deserto


A Air Algerie perdeu na quinta-feira 06/03/2003, o Boeing 737-200 matriculado 7T-VEZ (s/n 22700), que caiu no deserto do Saara matando pelo menos 102 pessoas a bordo. O vôo 6289 decolava de Tamanrasset para Argel, capital do país, (1,600 km ao norte) quando segundo testemunhas, durante a decolagem uma das turbinas pegou fogo. A aeronave saiu da pista e explodiu a 600m da mesma. Uma ação terrorista já foi descartada, declarou o porta-voz da Air Algerie, Hamid Hamdi. Veja ao lado a foto do 7T-VEZ, fotografado em 1997 no aeroporto de Paris, Charles de Gaulle.


737 da Vasp faz pouso desastrado em Rio Branco


O Boeing 737 da Vasp de prefixo PP-SPJ esteve próximo de se envolver num acidente fatal. Pousando sob baixa visibilidade, a aeronave colidiu com árvores antes da aproximação, mas por pura sorte, conseguiu chegar até a pista, onde praticamente mais caiu do que pousou. Sem controle, o Boeing arrastou-se por 300m antes de parar próximo a pista. Nenhum dos 87 passageiros e 6 tripulantes sofreu ferimentos, mas a aeronave é perda total.


Avro RJ100 cai tentando pousar


Um Avro RJ100 da Turkish Airlines (TC-THG, semelhante ao da fato) caiu próximo do aeroporto de Diyarbakir, Turquia, procedente de Istambul. Havia 80 pessoas a bordo, sendo que até o momento as autoridades locais confirmam que pelo menos 75 perderam a vida no segundo acidente ocorrido em 8 de janeiro de 2003. A aeronave caiu a 2km da pista do aeroporto, que no momento do desastre estava coberto por um denso nevoeiro. As causas ainda são desconhecidas.


Tupolev da Iran Air Tours bate em montanhas do Irã


O vôo da Iran Air Tours aproximava-se para pouso na cidade de Khorramabad(KHD), quando chocou-se contra uma montanha durante o procedimento de aproximação. Naquela manhã de 12.02.2002, o vôo procedente de Teheran levava 105 passageiros e 13 tripulantes. Todos perderam a vida em mais este acidente envolvendo aviões russos. Desde a queda do Xá Reza Pahlevi em 1979, a aviação iraniana viu sua linha de suprimentos e peças de reposição para seus aviões ocidentais cortada. Consequentemente, ao longo dos anos as empresas passaram a comprar ou alugar aviões de origem soviética no mercado de segunda mão. A aeronave estava com sua documentação e certificados de manutenção em dia. Suspeita-se de falha operacional, provavelmente erro de navegação.


F-28 da TANS colide com montanha


Na manhã de sábado, 11 de janeiro, helicópteros de resgate encontraram os destroços do F-28 da Tans (OB-1396). Todos os 46 ocupantes faleceram no desastre, um dos mais graves ocorridos na América do Sul nos últimos anos. Os destroços encontram-se a uma altitude de 10.900 pés, na montanha conhecida como Cerro Coloque, e estão bem próximos ao cume da elevação. Procedente de Chiclayo e de Lima, a tripulação do Fokker declarou emergência às 08:43. Em seguida, a aeronave desapareceu, já em aproximação para a cidade de Chachapoyas. É mais um grave acidente acontecido com a Tans, uma divisão de transporte da Força Aérea Peruana.

Vasp perde 737-200 em Rio Branco


O Boeing 737 da Vasp de prefixo PP-SPJ esteve próximo de se envolver num acidente fatal. Pousando sob baixa visibilidade, a aeronave colidiu com árvores antes da aproximação, mas por pura sorte, conseguiu chegar até a pista, onde praticamente mais caiu do que pousou. Sem controle, o Boeing arrastou-se por 300m antes de parar próximo a pista. Nenhum dos 87 passageiros e 6 tripulantes sofreu ferimentos, mas a aeronave é perda total.



F-28 da TANS colide com montanha


Na manhã de sábado, 11 de janeiro, helicópteros de resgate encontraram os destroços do F-28 da Tans (OB-1396). Todos os 46 ocupantes faleceram no desastre, um dos mais graves ocorridos na América do Sul nos últimos anos. Os destroços encontram-se a uma altitude de 10.900 pés, na montanha conhecida como Cerro Coloque, e estão bem próximos ao cume da elevação. Procedente de Chiclayo e de Lima, a tripulação do Fokker declarou emergência às 08:43. Em seguida, a aeronave desapareceu, já em aproximação para a cidade de Chachapoyas. É mais um grave acidente acontecido com a Tans, uma divisão de transporte da Força Aérea Peruana.


US Airways perde Beech 1900


Um Beech 1900 da Air Midwest (N233YV) operado nas cores da US Airways Express caiu e explodiu em 8 de janeiro de 2003 sobre um hangar logo após decolar do aeroporto de Charlotte - Douglas International Airport, matando seus 21 ocupantes. Na foto, uma aeronave semelhante a envolvida neste acidente, o primeiro desastre fatal de 2003.



THY perde Avro RJ100


Um Avro RJ100 da Turkish Airlines (TC-THG, semelhante ao da fato) caiu próximo do aeroporto de Diyarbakir, Turquia, procedente de Istambul. Havia 80 pessoas a bordo, sendo que até o momento as autoridades locais confirmam que pelo menos 75 perderam a vida no segundo acidente ocorrido em 8 de janeiro de 2003. A aeronave caiu a 2km da pista do aeroporto, que no momento do desastre estava coberto por um denso nevoeiro. As causas ainda são desconhecidas.



American 587: atuação do co-piloto derrubou a aeronave


A equipe do NTSB de investigação do acidente com o Airbus A300-600R da American Airlines, que caiu ano passado no bairro do Queens (em Nova York), vitimando seus 260 ocupantes e mais cinco pessoas no solo, chegou a um veredito final: os comandos sobre o leme, com seguidas deflexões máximas, provocaram a separação da cauda e queda do aparelho.

Representantes das áreas técnicas e de treinamento do NTSB e da AA estão questionando as ações do tripulante Sten Molin. Considerado excelente aeronauta, Molin utilizou o leme de direção, tentando corrigir a atitude do jato após entrar na zona de turbulência, ocasionou a separação de toda a empenagem vertical do avião, momentos após a decolagem do Aeroporto JFK com destino a Santo Domingo. Desde a decolagem até o impacto contra o solo, passaram-se apenas 103 segundos.

Descartadas as hipóteses de um ato terrorista, inicialmente especulou-se que o leme teria se movimentado à revelia da tripulação devido a algum defeito mecânico, porém a tese acaba de cair por terra: foi mesmo o primeiro-oficial que efetuou comandos de correção no eixo vertical (yaw). O FDR mostrou que durante a subida, o Airbus passou por duas áreas de esteira de turbulência (causada por um 747 da JAL que decolara dois minutos antes e se encontrava 5NM à frente) severa. Depois da segunda área o leme movimentou-se, de neutro, duas vezes para a direita e finalmente uma vez para a esquerda com deflexão máxima. Cinco segundos depois a empenagem se soltou, sob efeito da pressão aerodinâmica causada pela deflexão total do leme.

Normalmente o leme é usado em situações de baixa velocidade, como durante o pouso ou corrida de decolagem, seja para contrabalançar o efeito do vento cruzado ou de um motor inoperante. No início de 2002 o NTSB informou à comunidade de pilotos que movimentos múltiplos do leme, em certos regimes de vôo, poderiam danificar ou mesmo destruir a empenagem vertical. O manual de vôo da AA contempla o uso do leme nestas situações.

Tanto a American Airlines quanto a Airbus defenderam suas partes na questão. No início de 2002, um grupo de pilotos da AA enviou ofício a NTSB pedindo a suspensão do certificado de aeronavegabilidade do A300-600 nos Estados Unidos.

727 da FedEx cai na Flórida

Um 727-200 da FedEx (N497FE) caiu a 800 metros da pista do aeroporto de Tallahassee, Flórida, às 5:36hrs da manhã de sexta-feira, 25 de julho de 2002 (horário local). O primeiro impacto foi numa árvore de aproximadamente 25m de altura, a 3.100 pés da cabeceira da pista. O jato vôou ainda mais 1000 pés e acabou batendo no solo a 2.100 pés da pista. Não se sabe ao certo por que o avião não alcançou a pista, mas no momento da queda havia forte neblina. O aeroporto de Tallahassee ficou fechado até a retirada dos destroços. Os três tripulantes escaparam com ferimentos leves.


707 da New Gomair cai em Bangui

A capital da República Centro Africana, Bangui, foi palco de mais uma tragédia aérea no dia 4 de julho, quando, as 11:15 da manhã hora local, o 707 da New Gomair, operado pela Prestige Airlines, declarou emergência e tentou pousar, mas acabou caindo a apenas 2 milhas da cabeceira. Morreram 23 dos 25 ocupantes da aeronave, que, apesar de operar um vôo cargueiro, transportava também passageiros entre sacos de cebolas e alho, a carga "oficialmente" transportada.
Tendo decolado de N`Djamena no Chade, com destino final em Brazzaville, Republica do Congo, o velho 707 (matrícula 9XR-IS) tentou pousar em Bangui depois da emergência declarada.
Caindo na área residencial de Guitangola, populares logo acorreram ao local para saquear a aeronave e as vítimas. A situação só mudou com a chegada do resgate.


Colisão sobre a Alemanha mata 71 pessoas

Na noite de 01.07.2002 duas aeronaves comerciais colidiram sobre a região da Floresta Negra, no sul da Alemanha. O impacto ocorreu as 21:43Z (23:43 local) sobre a cidade de Überlingen, próximo ao lago Konstanz. Os aviões envolvidos foram o Tupolev Tu-154M matrícula RA-85816 operado pela Bashkirian Airlines, com 69 pessoas a bordo, realizando o vôo BTC2927 entre o aeroporto Domodedovo em Moscow e Barcelona. No avião, viajavam 52 crianças, escolhidas num concurso para passar as férias de verão na Espanha.
O Boeing 757-23APF, de matrícula A9C-DHL, era operado pela empresa courier DHL, através de sua filial DHL Aviation baseada no Bahrain. O 757 realizava a última perna do vôo DHX611 entre Bahrain e Bruxelas com escala em Bergamo, na Itália. A bordo apenas o piloto, cidadão ingles, e o co-piloto, de nacionalidade canadense.
Fragmentos incandescentes dos dois aviões espalharam-se por mais de 10Km, causando incêndios e destruíção também no solo. Não há sobreviventes. É o primeiro grande desastre aéreo deste tipo nas últimas décadas sobre a Europa. O último havia sido a colisão entre um Trident da BEA e um DC-9 da InexAdria sobre Zagreb em 1976. Este acidente ocorre pouco mais de dois meses após a adoção de separações verticais reduzidas sobre a região sob jurisdição da EuroControl (através do programa RVSM) e justo no momento em que todo o continente europeu discute a unificação de seu espaço aéreo, passando de mais de 40 controles em terra para aproximadamente cinco. As discussões ficarão ainda mais acirradas.
Autoridades confirmaram que o Tu-154 foi instruído pelo controle de solo de Zürich a mudar de altitude apenas 54 segundos antes do impacto, tempo curto demais. Um controlador apenas monitorava os vôos, o que não é recomendado. Asssim mesmo, a manobra evasiva adotada pelos tripulantes não foi suficiente para evitar a tragédia. Na foto, o Boeing 757 envolvido no acidente, ainda com sua matrícula antiga VH-AWE.



MD-82 da China Northern mergulha no mar

A bruxa parece mesmo estar a solta nesta terça-feira (07.04.2002). Informações vindas da China confirmam a queda do MD-82 matriculado B-2138 da empresa China Northern, que caiu no mar da China, próximo a cidade de Dalian.
Viajavam no avião 112 pessoas (103 passageiros e 9 tripulantes) e o comandante declarou emergência, citando a presença de fogo a bordo da aeronave.
O vôo CJ 6136 havia partido as 20:37 de Beijing com destino a Dalian, 280 milhas a leste da capital. O MD-82 teria batido no oceano a 12 milhas do aeroporto, por volta das 21:40, horário local. Contato foi mantido com o controle até as 21:32, segundo autoridades locais.
O MD-82 em questão (c/n 49522 l/n 1702) foi entregue em outubro de 1990 para a empresa e fazia parte do lote de aviões deste modelo montados na China pela SAIC, sob licença da McDonnell Douglas. Uma aeronave semelhante à acidentada ilustra esta notícia.
Evidências irrefutáveis dão conta que um passageiro suicida provocou a queda do MD-82. Um foco de altíssima temperatura, iniciado na antepenúltima fileira de assentos do jato, provocou um incêndio que alastrou-se rapidamente pela cabinede passageiros. A porta da cabine de comando, retirada das águas do Mar da China, mostra sinais claros de exposição a altíssimas temperaturas apenas na sua parte externa.
O que mais chamou a atenção das autoridades foi o fato de um passageiro sentado próximo ao local onde começou o fogo, ter feito seguros de vida de altos valores poucos dias antes do vôo. O tipo de artefato que provocou o incêndio a bordo, contudo, permanece um mistério.



747 da China Airlines cai com 225 a bordo

Na manhã do sábado 25.05.2002, a China Airlines perdeu o 747-209B, matrícula B-18255. O jumbo desapareceu das telas de radar 40 minutos após a decolagem do aeroporto Chiang Kai Shek, em Taipei, com destino a Hong Kong.
Informações iniciais dão conta de que o vôo CI611 já se encontrava em altitude de cruzeiro, no FL350,voando sobre o Estreito de Taiwan a aproximadamente 40 km da costa taiwanesa. Destroços do Boeing se espalharam por um raio de mais de 45km. As equipes de resgate já descartam a chance de encontrar sobreviventes dentre os 225 ocupantes (206 passageiros e 19 tripulantes).
Este 747 foi construído em 1979 e já havia acomulado mais de 67.800 horas de vôo na empresa desde sua entrega, feita diretamente para a China Airlines. Por muitos anos operou com a matrícula B-1866 (veja foto ao lado) sendo recentemente rematriculado. Ironicamente, este seria o último vôo dele na China Airlines: o 747 já havia sido vendido para empresa tailandesa Orient Thai, que deveria recebê-lo na segunda quinzena de junho. O Boeing decolou com bom tempo e temperatura de 28ºC. O gate foi fechado as 14:50, dez minutos depois do horáriuo previsto. A decolagem foi as 15:08, para um tempo de vôo estimado em 01:20.

Il-76 cai no Sudão - sete pessoas morrem

Um Ilyushin Il-76 de uma empresa de carga sudanesa caiu perto da capital do Sudão Khartoum, no dia 03 de fevereiro, matando toda a tripulação, composta de seis russos e um sudanês. O capitão declarou emergência poucos minutos antes do Il-76, fabricado em 1984, sumir do radar, disse o diretor do órgão regulador da aviação civil do Sudão, Abu Bakr Jaafar. "O capitão disse que havia algo errado com o sistema de combustível... alguns minutos depois ele desapareceu do radar".

Gism al-Khaleq, chairman da Air West, proprietária do avião, disse que o Ilyushin tinha como destino a cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes. A queda ocorreu por volta de 9:00 horas da manhã (hora local), numa região desértica distante 50 km da capital.


Challenger passa pista e entra em depósito

Na manhã do dia 02 de fevereiro, às 07:20 horas (horário local), o Challenger 600S, da empresa 448 Alliance LLC, de matrícula N370V (c/n 1010), foi parar dentro de um depósito após tentar decolar do Às 0720LT, o Challenger 600S N370V (c/n 1014) pertencente à empresa norte-americana 448 Alliance LLC, sofreu um acidente quando tentava decolar do Aeroporto de Teterboro (TEB), em Nova Jersey. O jatinho, com 11 pessoas a bordo, faria um vôo entre TEB e o Chicago Midway (MDW).

A aeronave iniciou sua corrida da pista 06/24 e, ao atingir V1, o piloto perdeu o controle, fazendo o N370V varar a pista e se chocar com o ILS 6 localizer; ainda em movimento, o Challenger cruzou a estrada 46, chocando-se contra dois carros, só parando após literalmente entrar na lateral de um depósito da empresa Strawberry.

As 11 pessoas dentro do avião sofreram ferimentos leves; o piloto quebrou a perna. As quatro pessoas a bordo do carro também se feriram, uma delas gravemente. O N370V foi encontrado com os dois reversores de empuxo acionados.


CRJ cai na China: 53 mortos

Um CRJ 200 da China Yunnan, B-3072, caiu no dia 22 de novemro de 2004, menos de 12 segundos após tentar decolar do aeroporto de Baotou, Mongolia , num vôo que teria como destino final a cidade de Shanghai. As 53 pessoas a bordo, 47 passageiros e 6 tripulantes, morreram no impacto do jato com um lago que fica num parque municipal na cidade. As causas ainda são desconhecidas. Mas como a temperatura era muito baixa, -4"C, pode haver ocorrido congelamento das asas, levando a um estol.



Lion Air perde MD-82

Um MD-82 da Lion Air (PK-LMN) acidentou-se em 30/11/2004 em Solo, Indonésia. O jato, procedente de Jakarta e Surabaya, ultrapassou o final da pista após pousar em meio à forte tempestade. O jato atravessou a cerca perimetral do aeroporto, só parando dezenas de metros depois, em meio ao cemitério local. Ao menos 31 dos 153 ocupantes faleceram no local, vitimados pelo impacto frontal e pelo fogo subsequente, que consumiu a porção dianteira da aeronave. Este MD-82 havia operado anteriormente na Aeroméxico, com o prefixo XA-AMP.


Brasília da Rico cai em Manaus

Um EMB-120 Brasília da Rico Linhas Aéreas caiu na sexta-feira, 14 de maio de 2004, pouco antes de pousar em Manaus. Procedente de São paulo de Olivença, com escalas em tabatinga e Tefé, o vôo 4815 era operado pela aeronave de prefixo PT-WRO. A comunicação entre a torre de controle e o Cmte. Rui Kleber, com 30 anos de experiência e 20.000h de vôo, não indicou nenhum problema antes da queda, que ocorreu por volta das 18h30. De acordo com a empresa, o avião deveria ter pousado às 18h40.
Por volta das 23h00, fontes da imprensa afirmam que sobreviventes teriam sido vistos acenando com lanternas desde o local da queda para os helicópteros que sobrevoavam a região. O avião estava lotado, com seus 30 lugares ocupados e mais três tripulantes e não houve sobreviventes.
Um outro avião da Rico Linhas Aéreas caiu em 30 de agosto de 2002. Na ocasião, 23 pessoas morreram e oito ficaram feridas quando o Brasília PT-WRQ caiu em Bujari, em Rio Branco, segundo as antes do pouso. O Brasília havia decolado de Cruzeiro do Sul e feito escala em Tarauacá. O vôo RLE 4823 levava 31 ocupantes, 28 passageiros e 3 tripulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário